terça-feira, 22 de abril de 2008

Bulimia

"Punk rock não é só pro seu namorado", começo este texto com o refrão de uma música do Bulimia pois acho que esta frase é a que mais representa a banda e todo esse movimento riot grrrl noventista. Muitas meninas identificaram-se com as letras gritadas por Iéri que despertavam as mulheres para a luta contra o conformismo que as pessoas tem perante o machismo (dentro e fora do rock) e contra a política que desfavorecia o povo e a mídia que manipulava e ditava as regras, especialmente para as mulheres onde era imposto um padrão de beleza, apartir daí veio o nome da banda, pois é uma doença onde a maioria dxs pacientes são mulheres.

Formada inicialmente por Berila, Bianca, Iéri e Silvia a proposta já era tocar punk nervoso e feminista, porém Silvia não conseguiu acompanhar a animação das garotas já que os seus horários livres eram incompatíveis com os horários dos ensaios. Então Naiana, que quebrava o galho quando Silvia estava ausente, acabou participando de vez da banda.Gravaram então 6 músicas, da forma mais do-it-yorself possível, para entregar à alguns amigos sem grandes pretensões que futuramente resultaria em uma demo, gravada em 1998. Depois disso, receberam um convite para participar de uma coletânea que levava o nome do trecho que eu citei no início deste texto. Conseqüentemente o número de shows passou a aumentar e surgiu a idéia de entrar no estúdio para gravar um CD independente com 15 faixas, intitulado de "Se julgar incapaz foi o pior erro que cometeu", houve atraso para o lançamento e nesse meio tempo, infelizmente Berila e Bill (seu namorado) morreram afogados num acidente na Chapada dos Veaderos.

Cinco dias depois dessa tragédia o CD finalmente é lançado, só que não havia o menor clima e não foi preciso dizer oficialmente que era o fim do Bulimia, era explícito que sem Berila a banda não ia mais continuar, mas até hoje aparecem mais pessoas que se identificam com a mensagem que elas queriam passar e divulgam mais ainda esse som e atitude.

Discografia
demo tape - 1998
punk rock não é só pro seu namorado - vol.I - 1998
up the grrrl - 2001
Se julgar incapaz foi o pior erro que cometeu - Abril 2001


Letras, MP3 e Merchandise: http://www.protons.com.br/bulimia/


4 comentários:

Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi, aqui é a Ingrid do Coletivo Ao Ataque... Vocês podem conseguir nossos zines nos dando seu endereço, você diz como vai pagar (Se com contribuição em dinheiro ou trocando material) e só...
Mande as informações para o nosso email:


coletivoaoataque@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sim meninas, o nosso zine não tem datas específicas para serem lançados... Mas o próximo (n°5) está previsto para sair em julho... com lançamento mesmo em agosto no evento que iremos promover na cidade de Mossoró!

Anônimo disse...

"Liberação Sexual é só uma farsa, voltada aos interesses dos homens. Unicamente aos interesses dos homens!"

Eu acho Bulimia foda demais...

Já estamos add vcs nos nossos links, ok??! ;-)

Bjosss

Leila (Coletivo Ao Ataque)